O Que Fazemos

 

Esta estrutura pretende ser uma entidade de referência na região do Alto Minho, na promoção e proteção da saúde, da educação e do apoio social ao doente oncológico, contribuindo para o seu bem-estar e consequentemente qualidade de vida.

São nossos objetivos:

-Apoiar o doente oncológico, familiares e cuidadores;

-Informar e divulgar a doença, tendo como finalidade a explicação das suas causas e efeitos, promovendo por outro lado a saúde e proteger a doença.

-Assegurar o apoio ao doente oncológico ao nível das questões socioeconómicas e jurídicas;

-Prestar cuidados a nível da reabilitação física e promover atividades de lazer/desportivas;

-Promover a integração social dos doentes oncológicos na sociedade;

– Proporcionar acesso fácil, a baixo custo e até gratuito em determinados produtos, a artigos essenciais para o bem-estar físico e psicológico do doente, tais como próteses mamárias, perucas, suplementos alimentares específicos, lenços e turbantes.

É também nosso propósito, facilitar o acesso ao doente oncológico a apoios técnicos e financeiros, promovendo ações de sensibilização junto da comunidade através da colaboração com entidades com fins análogos de âmbito regional, nacional e internacional.

Os serviços que o CADO dispõem ao doente oncológico são abrangentes e incluem aconselhamento personalizado, disponibilização de informação de forma presencial ou através do telefone, disponibilizamos artigos hospitalares de forma a proporcionar mais conforto ao doente e facilitar a tarefa de quem dele cuida.

Para além do apoio à família e ao cuidador, também trabalha na promoção da saúde.

Disponibilizamos gratuitamente ao doente oncológico serviços de saúde, contando com dois médicos, um enfermeiro, duas psicólogas clínicas, uma técnica social, duas farmacêuticas e uma médica dentária, que estarão também ao dispor da população em geral de segunda a sábado em horários devidamente definidos.

A criação do programa MOVIMENTO+, é um projeto do CADO em parceria com as Termas de Melgaço, de forma a promover iniciativas que motivem a comunidade para a criação de hábitos e rotinas saudáveis, evitando e reduzindo os efeitos colaterais de muitos dos tratamentos que a que o doente oncológico é sujeito e, ajudando a prevenir recidivas.

O Reiki e o Yoga, são terapias complementares, abertas à comunidade em geral e disponíveis gratuitamente para o doente oncológico.

Temos como missão a criação de um banco de voluntariado. Onde temos o voluntariado de comunidade e o voluntariado técnico. Neste momento contamos já com um grupo de cerca de 40 jovens voluntários.